2010-06-27
SUEDE - 1989-1991: Formação e primeiros anos
A banda formou-se em 1989, quando Brett Andrerson, a namorada Justine Frischmann e seu amigo de infância, Mat Osman, publicaram um anúncio na revista NME solicitando um guitarrista. Smiths, Commotions, David Bowie e Pet Shop Boys eram palavras chave. O jovem guitarrista Bernard Butler fez as audições juntou-se ao grupo, que foi baptizado como Suede (em honra à música Suedehead de Morrissey dos Smith).
Uma vez que não tinham baterista, nos seus primeiros pequenos concertos em Camden (bairro do centro-norte de Londres) utilizaram uma bateria electrónica. Ao longo da sua carreira não são poucas as vezes que o termo “drum machine” surge nas suas letras.
O primeiro salto deu-se com a sua segunda demo, Specially Suede, gravada com o objectivo de competir no Demo Clash, uma competição organizada pela maior rádio londrina e dinamizada pelo DJ Gary Crowley. Wonderful Sometimes venceu o Demo Clash durante cinco semanas seguidas, proporcionando um contrato discográfico com a editora indie RML de Brighton.
Após uma séria de concertos com uma, pouco segura, bateria electrónica, os Suede recrutam Justin Welch como baterista, todavia seis semanas depois abandona o grupo para se juntar aos Spitfire (mais tarde formaria os Elastica com Justine Frischann). Mike Joyce (ex-baterista dos Smith) respondeu a um anúncio para substituir Welch, tendo gravado duas músicas com a banda, apesar de considerar ter um estatuto superior ao da banda. Estas duas faixas foram incluídas no single da RML “Be My God”/”Art”, cujos exemplares viriam a ser destruídos, fruto da insatisfação da banda.
Ricky Gervais (Universidade de Londres),foi temporariamente o manager da banda, tendo enviado uma demo para a Nude Records. Simon Gilbert (também da Universidade de Londres) ouviu a demo em 1990, e apercebendo-se que a banda necessitava de um baterista, candidatou-se a uma audição, tornando-se o baterista permanente dos Suede.
Em 1991, o namoro entre Anderson e Frischmann termina, tendo esta começado a sair com Damon Albarn (Blur). Frischmann acreditava que o grupo conseguia lidar com esta nova situação. No entanto, a tensão aumentou, Butler recorda-se: “Ela chegava tarde aos ensaios e dizia as piores coisas do mundo – ‘estive na filmagem de um vídeo dos Blur’. Foi quando realmente terminou. Foi no dia a seguir a ela ter dito isso que o Brett ligou-me e disse: ‘pu-la fora da banda.’”
Após a saída de Frischmann, o espírito do grupo alterou-se. “Se Justine não saísse da banda” diz Anderson, “penso que não teríamos chegado a lado algum. Foi a combinação da motivação pessoal, e química ser a correcta logo após a sua saída”.
Anderson e Butler tornaram-se amigos chegados e escreveram várias músicas juntos. No entanto, a música da banda estava descompassada em relação às suas congéneres de Londres e às do movimento grunge dos EUA. “Durante todo o 1991, a A&R nunca nos deu muita atenção”, lembra-se Anderson.
2010-06-23
SUEDE – o meu tributo
Hoje iniciarei um tributo àquela que para mim é a melhor banda do mundo (eu disse para mim). Existem outras bandas que para mim também são grandes (e delas terei oportunidade de as homenagear), mas há sempre aquela que fica em primeiro lugar, essa banda para mim são os SUEDE.
Com a ajuda do Suede Online, darei a conhecer alguns pormenores desta banda e para aqueles que não os conhecem levo um pouco das suas, memoráveis, músicas…
Para começar quero partilhar a música Stay Together. As guitarras, o baixo e voz única de Bret Anderson tornam-na única e grandiosa. Espero que gostem!
Come to my house tonight
We can be together in the nuclear sky
And we will dance in the poison rain
And we can stay a while in heaven today
Let's stay together
Let's stay, these days are ours
Let's die together?
Two hearts under the skyscrapers
There's a time bomb in the high rise
There's a blue suburban dream
Will I see you up in paradise
Or have you come to catch me?
Come to my arms tonight
Just you and me together under electric light
And she will dance in the poison air
And we can stay together
Two hearts under the skyscrapers
There's a time bomb in the high rise
There's a blue suburban dream
Will I see you up in paradise
Or have you come to catch me?
Come to my arms I'm lost
Just you and me together in the year of the horse
Single file in the nuclear night
And we could feel a little closer
As we tumble through the sky
Let's stay together, let's stay these days are ours
Let's stay together
Two hearts under a skyscraper
Let's stay together, let's stay in this broken down love
Let's stay together, two hearts under the skyscrapers
2010-06-20
Jose-Saramago (1923-2010)
José Saramgo morreu no passado dia 18 de Junho aos 87, na Ilha de Lanzarote, local que escolheu para se refugir após ser um processo de censura movido por um secretário de estado de Cavaco Silva.
Hoje, no dia do seu funeral, Cavaco Silva mantém o seu plano de férias nos Açores. O que só revela a ignorância deste mediano economista....
Mas mais importante que todas estas polémicas é a obra que Saramago nos deixa, enquando portugueses e cidadãos do mundo. Uma obra de relevo, polémica como todas as grandes obras o são, mas de uma inegável riqueza!
Este ano a cultura já perdeu Rosa Lobato Faria, Maria Aurora, Beto... vivemos num ano negro... esperemos que a segunda metade seja melhor.
Para nos alear da realidade porque não ler um livro deste nosso Nobel? Mesmo caindo no erro do lugar comum, começem com o Memorial do Convento, e a partir daí vão divagando!
2010-06-12
Israel "IZ" Kamakawiwoʻole
A fusão das duas músicas é perfeita, a versão é das mais lindas de sempre... e a surpresa que tive ao ver quem a cantava desta forma... infelizmente não cantará mais...
Kiss - Forever
Por serem dos dois géneros mais perfeitos e puros, é que temos como resultado uma balada perfeita!