2009-06-21

Unchained Melody…

Hoje volto a falar de uma música que me diz muito.

Escrita há já muitos anos (em 1965), conta com infindáveis versões (noutros tantos estilos), uns melhores que outros. Unchained Melody dos Righteous Brothers é daquelas músicas que nunca irá perder o seu momento, que será sempre ouvida e respeitada pelos tempos fora. Poucas são as músicas que conseguem criar uma emoção tão forte e tão contida, tão arrebatadora que depois explode em choro e lamento tão libertador de emoções, se me permitem: nenhuma outra música consegue ser isso tudo!

Como poder facilmente concluir, esta música é tão pouco e tão só a minha música preferida de todos os tempos. Por isso costumo ser muito crítico em relação às mil e uma versões que se gravam da música, e às milhentas vozes que se atrevem a cantá-la. Poucas se equiparam e conseguem transformar aqueles 3 minutos em momentos únicos e plenos como os que Bill Medley e Bobby Hatfield proporcionaram à Humanidade.

Mas tenho que tirar o chapéu e dar os parabéns a um jovem que tem se esforçado por tornar a sua versão cada vez melhor, que aplica a sua alma quando canta esta música. E quando há alma naquilo que se faz só pode sair um tesouro. Infelizmente este tesouro foi afastado dos palcos de um simpático concurso musical que tem acontecido nesta cidade, o Funchal a Cantar 2009.

No mínimo é de lamentar que o grupo que faz a selecção das vozes, se enganasse ao ponto de não considerar que ele tivesse o talento necessário a representar a sua freguesia, a sua voz o seu talento e… a sua brilhante versão do Unchained Melody. Em seu lugar vão pessoas que nem são da cidade do Funchal (tal como o regulamento assim o estipula) e com vozes duvidosas…

Não estou a dizer mal de ninguém, alias esta iniciativa é brilhante! E o trabalho de avaliar é sempre ingrato e incómodo, mas seguir as regrar já ajuda e simplifica o trabalho…

Este Funchal a Cantar, tal como o vencedor da eliminatória do Imaculado Coração de Maria já comentou, mais parece Câmara de Lobos a Cantar. Em seis eliminatórias, 3 vencedores são daquele concelho… Dá que pensar. Isto não é xenofobia ou algo que se pareça, mas nos concursos que se realizam nos outros concelhos da Região, os funchalenses não podem entrar.

Mas para poder provar que tenho razão acerca da injustiça, quero-vos deixar com a versão de Paulo Silva do Unchained Melody.

Paulo, um grande abraço e muito obrigado por esta versão! Lembra-te a vida é feita de pequenas grandes injustiças, mas o tamanho da nossa cruz tem razão de ser, e um dia olhas para trás e vais ter orgulho do caminho que trilhaste!


http://www.youtube.com/watch?v=qBi2AILnd_g

http://www.youtube.com/watch?v=GhvXt3Uz8uw

2 comentários:

Anónimo disse...

O Paulo realmente canta muito bem e o mérito ninguém lhe tira. No entanto gostava de fazer algumas observações:
1 - Neste tipo de apreciações convém ser isento. Só o facto do ínterprete ser teu amigo, desperta em ti outro género de emoções que outro intérprete não consegue transmitir.
2 - Ao participar neste tipo de concursos comprometemo-nos a aceitar qualquer resultado, independentemente de não ser do nosso inteiro agrado.
3 - Os leitores do teu blog não podem constatar a "injustiça" que referes ter havido no concurso "Funchal a cantar", pois a partir do teu post apenas podemos aceder aos vídeos do Paulo.
4 - O Paulo ao se inscrever foi informado do regulamento do concurso.

Unknown disse...

Caro(a), de futuro agradecia que se identificasse, pois gosto de debater ideias "cara a cara".
Respondendo ponto a ponto:
1. Eu sou isento, e sou honesto o suficiente para dizer a quem quer que seja se canta bem ou mal. Seja amigo, conhecido ou simplesmente um desconhecido. Essas emoções a que se refere eu entendo mas, acredite, eu consigo ser imparcial;
2. É natural e mais que óbvio que temos que aceitar as decisões;
3. Todas as participações do Funchal a Cantar encontram-se no youtube, no mesmo local onde estão alojados os videos que faço referência;
4. Aí é que está o ponto fulcral da questão: o Regulamento!!! Por acaso conhece? Por acaso sabe que tipo de indicações dão quando se liga a pedir informações? Não sabe? Eu sei!
Não está em questão o facto de A ou B entrar. Está em questão a forma como as coisas têm decorrido, e o burburinho que corre em muitos lados acerca da edição de este ano! Toda a gente fala e toda a gente comenta, e acredite: parece-me que está prestes a estoirar uma grande bronca.
Não tenho nada contra o Funchal a Cantar, bem pelo contrário acho uma iniciativa de se louvar para continuar. Mas há certos pontos em que a organização está a "dar tiros nos pés" e isso é mau.
Isto que eu estou escrever, defendo onde quer que seja, porque acho que só com a crítica (seja ela positiva ou negativa) é que evoluímos e corrigimos o que está mal.